Mamoplastia redutora
Quando a mulher deseja diminuir o tamanho das mamas, a cirurgia indicada é a mamoplastia redutora. Ela é indicada para mulheres que apresentam mamas muito grandes e pesadas, muitas vezes desproporcionais em relação à sua estrutura física. Nesses casos, a paciente costuma sofrer com problemas na coluna, má postura e machucados nos ombros pela pressão do sutiãs.
A cirurgia é feita a partir de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele ou através de lipoaspiração. A escolha da técnica utilizada vai depender das características e necessidades da pacientes. Após a retirada do excesso, é feita a remodelação da mama usando o próprio tecido da paciente.
Para esta cirurgia, existem 3 tipos de incisão: circular em torno da aréola, incisão ao redor da aréola e verticalmente para baixo (em L) e incisão em forma de T invertido ou de âncora.
Caso a paciente tenha intenção de engravidar após a cirurgia, o caso precisa ser discutido previamente com o cirurgião responsável para explicações sobre a amamentação.
Em homens, a mamoplastia redutora é chamada de ginecomastia, que é quando se precisa eliminar o excesso de tecido mamário que cresce nestes casos.
Para esta cirurgia, é indicada anestesia geral ou anestesia peridural e sedação.
Dr. André Maschio
Mamoplastia redutora em Curitiba e Fazenda Rio Grande
Saiba mais sobre Ginecomastia.