Reconstrução das mamas
A cirurgia para reconstrução das mamas é realizada para alterar a forma, o tamanho e a aparência dos seios. Ela acontece, geralmente, após remoção de parte da mama como parte do processo de tratamento do câncer. A grande maioria das mulheres que passam pela mastectomia têm indicação para a reconstrução. É uma cirurgia que vai além da estética, ela costuma devolver a auto estima da paciente e, muitas vezes, funciona como o início de um novo capítulo.
Para este tipo de cirurgia, existem diversas técnicas de reconstrução: colocação de prótese, uso de expansor cutâneo e transferência de retalhos de pele.
As cicatrizes vão variar de acordo com a técnica usada e a cirurgia que foi feita anteriormente para retirada do câncer. A anestesia indicada é a geral.
Na maioria dos casos, esta é uma cirurgia que costuma ser realizada em etapas, ou seja, são necessários mais do que um procedimento.
A reconstrução mamária pode ser imediata ou tardia. Como em muitos casos de retirada da mama não há a preservação da aréola e do mamilo, de 6 meses a 1 anos após cirurgia de reconstrução é indicada a realização de técnicas de dermopigmentação.
Dr. André Maschio
Reconstrução das mamas em Curitiba e Fazenda Rio Grande
Saiba mais sobre mamoplastia de aumento.